5 Hábitos que pessoas Emocionalmente Inteligentes tem em comum!

artigo original em inglês by Jenny Machal

 


O que significa ser emocionalmente inteligente?

Muitos de nós diz por aí que estamos em contato com nossas emoções, mas o que traduz isso em nossa inteligência social para com os outros? A ideia é que a inteligência emocional não é apenas reconhecida e identificada com nossas próprias emoções, mas também com a capacidade de lidarmos com os sentimentos dos outros.

Isso é crucial para construir relacionamentos que duram, com aqueles ao nosso redor, enquanto gerenciamos nossas próprias emoções de forma saudável, com isso em mente, vamos conferir os cinco hábitos que podem ser identificados em pessoas emocionalmente inteligentes.

1. Eles sabem pedir ajuda

Pedir ajuda é força, não fraqueza! Auto-Confiança tem tudo a ver com inteligência emocional. Enquanto muitos pensam que pedir ajuda é sinal de fraqueza isso significa apenas que a pessoa é insegura e teme o julgamento dos outros. Quem é seguro de si, entende suas próprias forças e limitações, entendem que não dominam tudo.

2. São capazes de lidar com problemas de comunicação

 

E mais … de forma calma! Quando se tem problemas de comunicação com as pessoas, incluindo os mais próximos, ficamos frustrados e isso nos leva a perder a paciência. Ter a habilidade de ficar calmo e paciente, enquanto lida com desafios da comunicação é um sinal claro de inteligencia emocional.

3. Discutem conflitos objetivamente e de forma clara

Discussões podem trazer o que há de pior nas pessoas. Pode causar frustração e o sentimento de que você não está sendo entendido e aceito, mas é necessário entender a necessidade de ser entendido sem se fazer passar por arrogante. De forma clara e objetiva, explicar o conflito e esclarece-lo.

4. Lidam com feedback negativo de forma positiva

Como assim? Bem, receber um feedback negativo não é algo legal, ficamos inseguros e na defensiva. Contudo, focar nos fatos transforma a situação e podemos enxergar a crítica como crescimento. Não significa não ter sentimentos e sem processar esta negatividade de forma rápida para buscar a compreensão da opinião das outras pessoas.

5. Compreender a Falha

Auto-confiança é a chave quando se trata de lidar com problemas. A importância disso é que você se mantém boiando mesmo quando a vida tenta te afundar, e os inteligentes emocionais sabem disso. Portanto aprender mais sobre nossas emoções pode nos propulsionar para frente. Tendo mais pensamentos estáveis e conseguindo enxergar perspectivas.

 

Categorias: Destaque

Deixe uma réplica

Seu email não pode ser publicado.